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Estudo de Viabilidade para Sede do Detran MG

Edifício INstitucional/Corporativo
Ficha Técnica:                             
 
Belo Horizonte – MG, 2008/2016

Coordenador: André Pinto e Augusto Ribeiro
Colaboração: Henrique Pirani

Tipologia: Institucional / Nova Edificação / Coorporativo

Cliente: Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais

A realocação das repartições do DETRAN de seus três imóveis (João Pinheiro, Bernardo Guimarães com Rua da Bahia e a própria DRV da Gameleira) para uma sede única, contribui com a ideia do Centro Administrativo de desafogar a região central, deslocando edificações de uso público para outras regiões da cidade. A infraestrutura atual do DETRAN, além de insuficiente, encontra-se seccionada, dificultando o trâmite interno da instituição; daí a necessidade de dotar a mesma de instalações condizentes com a demanda atual, prevendo inclusive expansões futuras para que a edificação possa manter-se atualizada e coerente com o contexto que está por vir.
Como forma de maximizar a amplitude para as imediações, o edifício com total de seis pavimentos será implantado com um afastamento mínimo de 8m, muito além do exigido pela lei de parcelamento, uso e ocupação do solo do município. A volumetria respeita as proporções do entorno ao adotar o volume maior – com dois pavimentos - (vistoria/emplacamento e estacionamento) semienterrado, e recuar ainda mais os outros pavimentos (escritórios e infraestrutura destinada ao funcionamento do prédio).
Visando desonerar a edificação, optamos por adotar sistemas construtivos avançados, porém convencionais, além de objetivar uma construção limpa, minimizando desperdícios e tendo como meta a construção sustentável. Também importante ressaltar que para que não seja interrompido o importante serviço prestado pelas instalações da DRV, prevemos a execução da obra em quatro etapas. O edifício se desenvolveria a partir da Rua Miguel Gentil.
Devido à carência de áreas públicas, prover a região em questão de equipamentos e gentilezas urbanas tornou-se uma premissa. Desse modo será oferecido à população espaços de aglomeração e contemplação, desobstruindo o arruamento adjacente. Do mesmo modo tornou-se diretriz orientadora de projeto a separação dos fluxos de pessoas e automóveis, diluindo uma situação conturbada e condensada.

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